Paisagens de Rebouças

Autor: professor Edivan Severino, 5º ano

Procurando trabalhar com as habilidades propostas pela BNCC  na disciplina de geografia, foi realizado um projeto, que visa o trabalho de forma lúdico e que ira acontecer a partir da realidade dos alunos. Os objetivos do projeto eram de analisar as transformações de paisagens na cidade de Rebouças, comparando sequencias de fotografias, fotografias aéreas de épocas diferentes, procurando destacar semelhanças e diferenças em relação a ritmos das mudanças.

O projeto ocorreu em três fases. A primeira dentro da sala, onde procurou se trabalhar o conceito de cidade, através de textos, vídeos e rodas de conversa. Foi enfatizado também que as cidades podem ser planejadas ou espontâneas , enfatizando as diferenças entre as duas.

Dando continuidade os alunos analisaram fotos de diferentes cidades , sendo essas fotos antigas e da atualidade. Procurando valorizar ainda mais o conteúdo, na segunda fase do projeto foi proposto aos alunos que formassem grupos de trabalho. Os mesmos então observaram fotos de diferentes espaços da cidade de Rebouças, fotos essas antigas. Foi organizado uma visita de campo a todos os espaços que estavam registrados nas fotos. Cada grupo de alunos ficou responsável por analisar as diferenças que ocorreram no decorrer no tempo, destacando as mudanças bem como as semelhanças que ainda se encontram nas fotos antigas e nos dias atuais. Todos os alunos da sala de forma oral destacaram minuciosamente tudo o que observavam, valorizando assim ainda mais o projeto. 

A terceira fase do projeto e final foi a fase do registro. Os alunos confeccionaram cartazes onde colocaram fotos antigas descrevendo como esta a paisagem das fotos, bem como colocaram fotos atuais procurando enfatizar as transformações nos espaços geográficos e na parte histórica da cidade. 

Os cartazes confeccionados pelos alunos foram colocados em um mural para apreciação de toda comunidade escolar.








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