Aprendizagem através dos quadrinhos
AUTORA
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Durante as aulas de Língua Portuguesa do 5º ano, os alunos participaram de uma atividade criativa que resultou na produção de histórias em quadrinhos. Os estudantes foram divididos em grupos e receberam a tarefa de criar um roteiro original, onde deveriam incluir elementos como um herói, um vilão, e uma reviravolta que mudasse o rumo da história.
O processo começou com o planejamento dos roteiros. As crianças, cheias de imaginação, discutiram entre si para definir os personagens, cenários e o enredo de suas histórias. Cada grupo trouxe ideias únicas, que variaram desde aventuras em mundos fantásticos até histórias mais cotidianas com toques de humor e suspense. Todos se envolveram e contribuíram para o desenvolvimento das narrativas.
Após a fase de planejamento, os alunos passaram à criação dos livrinhos. Utilizando papel, lápis de cor, canetinhas e muito entusiasmo, deram vida às suas histórias. Desenharam os personagens, criaram os diálogos em balões e ilustraram as cenas mais importantes. O resultado foram livrinhos cheios de cor e criatividade, refletindo o esforço coletivo e o talento de cada grupo.
Quando as histórias em quadrinhos ficaram prontas, os alunos apresentaram suas criações para a classe. Cada grupo teve a oportunidade de compartilhar o enredo de sua história, destacar os momentos de tensão e surpreender os colegas com as reviravoltas planejadas.
Essa atividade foi extremamente enriquecedora, pois permitiu que os alunos trabalhassem em equipe, desenvolvessem suas habilidades de escrita e expressão artística, além de estimular a criatividade. As crianças adoraram a experiência, e as histórias ficaram incríveis, mostrando o quanto elas são capazes de criar quando têm a oportunidade de explorar suas ideias em um ambiente colaborativo e divertido.
Portanto, a atividade colocou os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que eles construíssem seu próprio conhecimento através da prática. Ao planejar, criar e apresentar suas histórias, os estudantes participaram ativamente do aprendizado, tornando-o mais significativo.
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Durante as aulas de Língua Portuguesa do 5º ano, os alunos participaram de uma atividade criativa que resultou na produção de histórias em quadrinhos. Os estudantes foram divididos em grupos e receberam a tarefa de criar um roteiro original, onde deveriam incluir elementos como um herói, um vilão, e uma reviravolta que mudasse o rumo da história.
O processo começou com o planejamento dos roteiros. As crianças, cheias de imaginação, discutiram entre si para definir os personagens, cenários e o enredo de suas histórias. Cada grupo trouxe ideias únicas, que variaram desde aventuras em mundos fantásticos até histórias mais cotidianas com toques de humor e suspense. Todos se envolveram e contribuíram para o desenvolvimento das narrativas.
Após a fase de planejamento, os alunos passaram à criação dos livrinhos. Utilizando papel, lápis de cor, canetinhas e muito entusiasmo, deram vida às suas histórias. Desenharam os personagens, criaram os diálogos em balões e ilustraram as cenas mais importantes. O resultado foram livrinhos cheios de cor e criatividade, refletindo o esforço coletivo e o talento de cada grupo.
Quando as histórias em quadrinhos ficaram prontas, os alunos apresentaram suas criações para a classe. Cada grupo teve a oportunidade de compartilhar o enredo de sua história, destacar os momentos de tensão e surpreender os colegas com as reviravoltas planejadas.
Essa atividade foi extremamente enriquecedora, pois permitiu que os alunos trabalhassem em equipe, desenvolvessem suas habilidades de escrita e expressão artística, além de estimular a criatividade. As crianças adoraram a experiência, e as histórias ficaram incríveis, mostrando o quanto elas são capazes de criar quando têm a oportunidade de explorar suas ideias em um ambiente colaborativo e divertido.
Portanto, a atividade colocou os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que eles construíssem seu próprio conhecimento através da prática. Ao planejar, criar e apresentar suas histórias, os estudantes participaram ativamente do aprendizado, tornando-o mais significativo.
Comentários
Postar um comentário