Somos todos extraordinários.
AUTORA
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano
O bullying é um problema sério e a exposição a ele pode levar a consequências graves. O trabalho ativo para prevenir o bullying é essencial assim como também ajudar os alunos a compreender a importância do respeito mútuo e a valorização da diversidade estimulando à apreciação das características positivas e únicas de cada um.
Desta maneira vem se desenvolvendo na turma do 5º ano um trabalho sobre esse assunto desde o início do ano com a leitura do livro Extraordinário em capítulos realizada todos os dias. A história acontece através do menino que sofre bullying ao longo da história e também destaca características que faz dele um garoto especial. Ao final de cada capítulo conversas e reflexões foram realizadas de acordo com os acontecimentos da história.
Dando ênfase ao assunto e ao livro escolhido para o trabalho a decoração das paredes da sala da aula foi feita seguindo este tema.
Foi combinado com os alunos que ao final da leitura do livro assistiríamos ao filme que trata sobre a história e assim no encerramento do primeiro semestre ao finalizamos a leitura as crianças foram levadas até o cinema na cidade de Irati para assistirem ao filme Extraordinário.
Após, foi realizada uma dinâmica em que ao entrarem na sala encontraram sobre as suas carteiras um crachá com a frase: Eu sou extraordinário porque... Todos deveriam completar a frase com o registro do que os tornam extraordinários. Essa atividade proporcionou um momento para destacar as características de cada um levando assim ao aumento da sua autoestima. Cada um pode ouvir e ser ouvido e conhecer um pouquinho mais sobre o outro.
Também foram realizadas atividades sobre o filme e o livro com sequências didáticas trabalhando questões abordadas como importância da empatia, gentileza, respeito às diferenças e a inclusão.
Para finalizar as atividades desta primeira parte realizamos a dinâmica do elogio em que cada um deveria escrever uma palavra de elogio ou qualidade num coração nas costas de um colega próximo. No final retiraram-se os corações e cada um leu em voz alta o que foi escrito sobre ele. Encerramos com um bingo do amigo em que os alunos preencheram a cartela com os nomes de colegas da sala colocando um elogio para cada. Essas atividades proporcionaram um momento de fortalecimento dos laços entre os participantes e estímulo ao autoconhecimento e ao reconhecimento de pontos fortes, assim como a valorização das próprias características e as dos colegas.
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano
O bullying é um problema sério e a exposição a ele pode levar a consequências graves. O trabalho ativo para prevenir o bullying é essencial assim como também ajudar os alunos a compreender a importância do respeito mútuo e a valorização da diversidade estimulando à apreciação das características positivas e únicas de cada um.
Desta maneira vem se desenvolvendo na turma do 5º ano um trabalho sobre esse assunto desde o início do ano com a leitura do livro Extraordinário em capítulos realizada todos os dias. A história acontece através do menino que sofre bullying ao longo da história e também destaca características que faz dele um garoto especial. Ao final de cada capítulo conversas e reflexões foram realizadas de acordo com os acontecimentos da história.
Dando ênfase ao assunto e ao livro escolhido para o trabalho a decoração das paredes da sala da aula foi feita seguindo este tema.
Foi combinado com os alunos que ao final da leitura do livro assistiríamos ao filme que trata sobre a história e assim no encerramento do primeiro semestre ao finalizamos a leitura as crianças foram levadas até o cinema na cidade de Irati para assistirem ao filme Extraordinário.
Após, foi realizada uma dinâmica em que ao entrarem na sala encontraram sobre as suas carteiras um crachá com a frase: Eu sou extraordinário porque... Todos deveriam completar a frase com o registro do que os tornam extraordinários. Essa atividade proporcionou um momento para destacar as características de cada um levando assim ao aumento da sua autoestima. Cada um pode ouvir e ser ouvido e conhecer um pouquinho mais sobre o outro.
Também foram realizadas atividades sobre o filme e o livro com sequências didáticas trabalhando questões abordadas como importância da empatia, gentileza, respeito às diferenças e a inclusão.
Para finalizar as atividades desta primeira parte realizamos a dinâmica do elogio em que cada um deveria escrever uma palavra de elogio ou qualidade num coração nas costas de um colega próximo. No final retiraram-se os corações e cada um leu em voz alta o que foi escrito sobre ele. Encerramos com um bingo do amigo em que os alunos preencheram a cartela com os nomes de colegas da sala colocando um elogio para cada. Essas atividades proporcionaram um momento de fortalecimento dos laços entre os participantes e estímulo ao autoconhecimento e ao reconhecimento de pontos fortes, assim como a valorização das próprias características e as dos colegas.
Comentários
Postar um comentário