Alimentação saudável: Entrevista com a merendeira da escola.

AUTORA
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano

Um dos itens mais importantes quando falamos em saúde é a alimentação. Uma nutrição equilibrada é fundamental na manutenção do corpo. Sendo assim, a melhor fase da vida para criar este hábito é a infância, período em que nossos costumes alimentares são formados.

Diante disso deu-se início as atividades com a exposição da videoaula do Grupo aRede em parceria com a Unimed Ponta Grossa, abordando aspectos importantíssimos sobre a alimentação saudável e suas características, bem como explicações da nutricionista Vera Ribinski sobre a pirâmide alimentar, divisão dos alimentos e dicas de como montar as melhores refeições.

Após conversas sobre a videoaula os alunos foram divididos em grupos e através da plataforma Wordwall foram realizados alguns jogos de perguntas e respostas para mais uma vez ressaltar a importância da alimentação saudável e reforçar o assunto abordado de maneira divertida e descontraída.

Posteriormente fizemos um teste onde cada criança respondeu algumas perguntas sobre sua alimentação diária. No final, foram contados os pontos e lidos os resultados com a observação de dicas de melhorias para seus hábitos alimentares. Dando continuidade realizamos uma competição de charadas de alimentos. Essa atividade foi levada para casa e poderia usar a ajuda da família. Uma forma de aprender despertando o raciocínio lógico e também fazendo com que o aluno busque o que não sabe.

Outra atividade desenvolvida foi a entrega de uma ficha para que as crianças fizessem um registro do consumo das frutas e alimentos consumidos nas refeições durante a semana. Após o preenchimento foi analisado e discutido sobre a importância de uma boa alimentação, a necessidade de variar os alimentos e a necessidade do consumo de frutas.

Ainda outro desafio foi realizado, durante a semana, eles deveriam enviar para a professora uma foto do seu prato saudável durante uma refeição.

Para encerrar as atividades os alunos divididos em grupos elaboraram perguntas para a merendeira da escola sobre os alimentos destinados para a merenda e o preparo dos mesmos. Após a montagem da entrevista foi marcado um horário para a realização desta. Foi um momento de bastante interação em que eles puderam descobrir muitas coisas sobre os alimentos na escola.

Durante as atividades ocorreu uma excelente participação dos alunos demonstrando terem percebido os hábitos que estavam errados e mostraram-se bastante motivados e entusiasmados a consumirem mais frutas e verduras em suas refeições.














































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossos hábitos diários e o impacto no meio ambiente.

Meio Ambiente e Sustentabilidade: analisando notícias.

Produção de Jornal Escolar