Debate sobre vícios e produção de desenhos.
AUTORA
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano
Sabendo que nos dias de hoje crianças cada vez mais cedo têm acesso a dispositivos eletrônicos torna-se essencial a discussão sobre bem-estar digital. Tendo em vista que as crianças nesta fase estão começando a formar hábitos e atitudes que podem durar por toda a vida é necessário trabalhar o uso da tecnologia de forma consciente e responsável para poder ajudá-las a desenvolver uma relação saudável com o mundo digital, protegendo-as dos riscos do mal uso das ferramentas tecnológicas.
Desta forma os alunos do 5º Ano assistiram a videoaula do Portal A Rede produção do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Unimed Ponta Grossa que trata sobre alguns vícios e como eles interferem em nossa saúde mental, afetam o nosso dia a dia e os problemas de se ficar por longos períodos de tempo em frente às telas de computadores, televisores e celulares.
Depois eles foram levados a refletir sobre o tempo que utilizam as telas com uma atividade para marcar nos relógios o horário que costumam usar os eletrônicos e quanto tempo os usam. Também através de uma roleta em que cada um deveria sortear uma opção deveriam dizer quanto tempo destinam para aquela atividade. Após conversas foi destacado o impacto da tecnologia em suas vidas e sobre o equilíbrio que deve haver entre atividades digitais e não digitais.
Em seguida os alunos receberam o desafio de identificar através da realização de um desenho um vício ou mania que possuem no seu dia a dia e que de alguma maneira este o atrapalha. Depois, apontaram três ações que poderiam realizar para acabar ou amenizar este vício, através da atividade do pote dos hábitos saudáveis, em que deveriam escrever em fichas separadas as ações e colocar dentro do desenho de um pote colado num cartaz.
Os alunos foram ainda desafiados a enviar uma foto com momentos de brincadeiras ao ar livre, leitura de livros e interação com a família objetivando mostrar a necessidade de pausas na tecnologia e a importância desses hábitos nos nossos dias também para nosso bem-estar emocional.
As atividades tiveram como objetivo abordar a questão do uso das telas mostrando o quanto isso pode ser prejudicial para a saúde física e mental. Mostrando também que as pausas regulares no uso de dispositivos são essenciais e necessárias sendo possível promover o desenvolvimento de uma relação saudável e responsável com o ambiente digital.
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano
Sabendo que nos dias de hoje crianças cada vez mais cedo têm acesso a dispositivos eletrônicos torna-se essencial a discussão sobre bem-estar digital. Tendo em vista que as crianças nesta fase estão começando a formar hábitos e atitudes que podem durar por toda a vida é necessário trabalhar o uso da tecnologia de forma consciente e responsável para poder ajudá-las a desenvolver uma relação saudável com o mundo digital, protegendo-as dos riscos do mal uso das ferramentas tecnológicas.
Desta forma os alunos do 5º Ano assistiram a videoaula do Portal A Rede produção do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Unimed Ponta Grossa que trata sobre alguns vícios e como eles interferem em nossa saúde mental, afetam o nosso dia a dia e os problemas de se ficar por longos períodos de tempo em frente às telas de computadores, televisores e celulares.
Depois eles foram levados a refletir sobre o tempo que utilizam as telas com uma atividade para marcar nos relógios o horário que costumam usar os eletrônicos e quanto tempo os usam. Também através de uma roleta em que cada um deveria sortear uma opção deveriam dizer quanto tempo destinam para aquela atividade. Após conversas foi destacado o impacto da tecnologia em suas vidas e sobre o equilíbrio que deve haver entre atividades digitais e não digitais.
Em seguida os alunos receberam o desafio de identificar através da realização de um desenho um vício ou mania que possuem no seu dia a dia e que de alguma maneira este o atrapalha. Depois, apontaram três ações que poderiam realizar para acabar ou amenizar este vício, através da atividade do pote dos hábitos saudáveis, em que deveriam escrever em fichas separadas as ações e colocar dentro do desenho de um pote colado num cartaz.
Os alunos foram ainda desafiados a enviar uma foto com momentos de brincadeiras ao ar livre, leitura de livros e interação com a família objetivando mostrar a necessidade de pausas na tecnologia e a importância desses hábitos nos nossos dias também para nosso bem-estar emocional.
As atividades tiveram como objetivo abordar a questão do uso das telas mostrando o quanto isso pode ser prejudicial para a saúde física e mental. Mostrando também que as pausas regulares no uso de dispositivos são essenciais e necessárias sendo possível promover o desenvolvimento de uma relação saudável e responsável com o ambiente digital.
Comentários
Postar um comentário