Projeto SOS Nascentes

Autora: professora Patrícia Iubel, 5º ano

No artigo 6º da Declaração Universal dos Direitos da Água cita: “A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.”

Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. Partindo de pressupostos que a Escola Municipal Imaculada Conceição de Maria da cidade de Rebouças vem desenvolvendo desde 2017 o projeto SOS NASCENTES, projeto esse que tem como objetivo conscientizar, preservar e revitalizar pequenas nascentes da região.

O projeto foi elaborado pelas professoras Patrícia Iubel e Maria Aparecida Pianaro, e está em seu segundo ano de desenvolvimento.

Os alunos do 5º ano estudaram sobre o tema em voga, assistiram documentários, leram textos, visitaram olhos d’água, participaram de reuniões do CONDEMMA, fizeram entrevistas com os moradores das localidades de Faxinal dos Francos e nessas semana que se comemora o Dia Mundial da Água, desenvolveram um concurso de desenho sobre o tema onde o melhor desenho será estampado na camiseta do 5º ano o qual está desenvolvendo o projeto.

As parcerias para que esse projeto tenha êxito são inúmeras pois vemos que todos se preocupam com esse bem precioso que é a água, e um de nossos colaboradores é o CONDEMMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) da cidade de Rebouças que se propuseram a organizar uma reunião com pais e moradores das localidades do Faxinal.

A reunião foi efetuada no dia 22 de março, data essa que se comemora o Dia Mundial da Água. O objetivo da reunião foi de conscientização, preservação e revitalização das nascentes. Os pais aprenderam como revitalizar, de maneira barata e acessível, nascentes que estão quase secando por falta de cuidados, bem como preservá-las, tornando-as próprias para o consumo.

“A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores”.
Artigo 5 – Declaração Universal dos Direitos da Água.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Mundo dos Dinossauros

Paisagens de Rebouças