"Construindo pontes de compreensão: Uma jornada de empatia com a turma do 5º Ano sobre o Autismo"
AUTORA
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Durante o dia 1º de abril, tive a oportunidade incrível de trabalhar com a turma do 5º ano A sobre o tema do autismo. Inicialmente, apresentamos um vídeo emocionante do portal ARede, que trouxe uma abordagem sensível e esclarecedora sobre o autismo. Esse vídeo foi fundamental para sensibilizar os alunos e iniciar uma conversa significativa sobre a importância da inclusão e do entendimento das diferenças.
Em seguida, dividimos os alunos em grupos e proporcionamos a leitura das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica que abordam o tema do autismo. Foi surpreendente ver o engajamento e a empatia das crianças ao se identificarem com os personagens e suas experiências.
O momento mais marcante do trabalho foi quando os alunos apresentaram suas próprias histórias em quadrinhos, compartilhando suas descobertas e reflexões sobre o autismo. Cada grupo trouxe uma perspectiva única e criativa, mostrando uma compreensão mais profunda sobre as necessidades e desafios das pessoas autistas.
Por fim, os alunos escolheram cenas das histórias em quadrinhos e recriaram-nas, adicionando suas próprias interpretações de como interagir com uma pessoa autista de forma positiva e inclusiva. Foi inspirador ver a criatividade e o cuidado com que eles abordaram essa questão, demonstrando um verdadeiro compromisso com a promoção da inclusão e da empatia em nossa comunidade escolar.
Esse trabalho não apenas ampliou o entendimento dos alunos sobre o autismo, mas também os incentivou a agir como agentes de mudança em suas próprias vidas e na sociedade. Acredito firmemente que iniciativas como essa são essenciais para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Durante o dia 1º de abril, tive a oportunidade incrível de trabalhar com a turma do 5º ano A sobre o tema do autismo. Inicialmente, apresentamos um vídeo emocionante do portal ARede, que trouxe uma abordagem sensível e esclarecedora sobre o autismo. Esse vídeo foi fundamental para sensibilizar os alunos e iniciar uma conversa significativa sobre a importância da inclusão e do entendimento das diferenças.
Em seguida, dividimos os alunos em grupos e proporcionamos a leitura das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica que abordam o tema do autismo. Foi surpreendente ver o engajamento e a empatia das crianças ao se identificarem com os personagens e suas experiências.
O momento mais marcante do trabalho foi quando os alunos apresentaram suas próprias histórias em quadrinhos, compartilhando suas descobertas e reflexões sobre o autismo. Cada grupo trouxe uma perspectiva única e criativa, mostrando uma compreensão mais profunda sobre as necessidades e desafios das pessoas autistas.
Por fim, os alunos escolheram cenas das histórias em quadrinhos e recriaram-nas, adicionando suas próprias interpretações de como interagir com uma pessoa autista de forma positiva e inclusiva. Foi inspirador ver a criatividade e o cuidado com que eles abordaram essa questão, demonstrando um verdadeiro compromisso com a promoção da inclusão e da empatia em nossa comunidade escolar.
Esse trabalho não apenas ampliou o entendimento dos alunos sobre o autismo, mas também os incentivou a agir como agentes de mudança em suas próprias vidas e na sociedade. Acredito firmemente que iniciativas como essa são essenciais para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.
Comentários
Postar um comentário