Jogo das medidas: Enriquecendo o aprendizado no 5º ano
AUTORA
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Na última semana, realizamos uma atividade enriquecedora com a turma do 5º ano A, intitulada "Jogo das Medidas". A atividade começou com os alunos assistindo a uma videoaula do "Vamos Ler Geração Digital", que abordava a importância da fauna para o meio ambiente. Os alunos ficaram entusiasmados ao aprender sobre as características únicas de diferentes animais e como cada um deles contribui para o equilíbrio dos ecossistemas.
Após a videoaula, os alunos foram divididos em duplas para participar do "Jogo das Medidas", que envolvia cartas com informações sobre diversos animais da fauna brasileira, incluindo descrição, nome científico, massa, comprimento e expectativa de vida. As cartas foram empilhadas, e um jogador de cada vez retirava uma carta do topo da pilha, anunciava o nome do animal e escolhia uma característica para comparar.
Por exemplo, se um aluno retirasse uma carta com a "Onça-Pintada" e escolhesse "massa", ele diria: "Onça-Pintada, massa". O adversário então retirava a próxima carta e verificava a característica correspondente. Se fosse um "Tatu-Bola", o adversário diria: "Tatu-Bola, massa". Os jogadores comparavam as informações e quem tivesse a carta com o valor maior ganhava ambas as cartas. O jogo continuava até que um jogador obtivesse todas as cartas, sendo declarado vencedor.
Os alunos ficaram muito entusiasmados com a dinâmica do jogo, aprendendo a comparar e converter diferentes medidas, como tempo, massa e comprimento, de forma lúdica e interativa. Descobriram, por exemplo, que a onça-pintada pode pesar até 100 kg, enquanto o tatu-bola pesa cerca de 1,5 kg. Essas comparações fomentaram discussões sobre a diversidade e adaptação dos animais aos seus habitats.
Ao final do jogo, promovemos uma discussão onde cada dupla compartilhou suas experiências e descobertas. Muitos alunos mencionaram a surpresa ao aprender sobre a biodiversidade brasileira e como a comparação de características ajudou a fixar os conhecimentos.
Essa aula não só reforçou os conceitos de medidas e comparações, mas também despertou nos alunos um maior interesse pela conservação da fauna. Aprender matemática de forma interdisciplinar e divertida tornou a experiência mais significativa e envolvente, promovendo um aprendizado colaborativo e eficaz.
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Na última semana, realizamos uma atividade enriquecedora com a turma do 5º ano A, intitulada "Jogo das Medidas". A atividade começou com os alunos assistindo a uma videoaula do "Vamos Ler Geração Digital", que abordava a importância da fauna para o meio ambiente. Os alunos ficaram entusiasmados ao aprender sobre as características únicas de diferentes animais e como cada um deles contribui para o equilíbrio dos ecossistemas.
Após a videoaula, os alunos foram divididos em duplas para participar do "Jogo das Medidas", que envolvia cartas com informações sobre diversos animais da fauna brasileira, incluindo descrição, nome científico, massa, comprimento e expectativa de vida. As cartas foram empilhadas, e um jogador de cada vez retirava uma carta do topo da pilha, anunciava o nome do animal e escolhia uma característica para comparar.
Por exemplo, se um aluno retirasse uma carta com a "Onça-Pintada" e escolhesse "massa", ele diria: "Onça-Pintada, massa". O adversário então retirava a próxima carta e verificava a característica correspondente. Se fosse um "Tatu-Bola", o adversário diria: "Tatu-Bola, massa". Os jogadores comparavam as informações e quem tivesse a carta com o valor maior ganhava ambas as cartas. O jogo continuava até que um jogador obtivesse todas as cartas, sendo declarado vencedor.
Os alunos ficaram muito entusiasmados com a dinâmica do jogo, aprendendo a comparar e converter diferentes medidas, como tempo, massa e comprimento, de forma lúdica e interativa. Descobriram, por exemplo, que a onça-pintada pode pesar até 100 kg, enquanto o tatu-bola pesa cerca de 1,5 kg. Essas comparações fomentaram discussões sobre a diversidade e adaptação dos animais aos seus habitats.
Ao final do jogo, promovemos uma discussão onde cada dupla compartilhou suas experiências e descobertas. Muitos alunos mencionaram a surpresa ao aprender sobre a biodiversidade brasileira e como a comparação de características ajudou a fixar os conhecimentos.
Essa aula não só reforçou os conceitos de medidas e comparações, mas também despertou nos alunos um maior interesse pela conservação da fauna. Aprender matemática de forma interdisciplinar e divertida tornou a experiência mais significativa e envolvente, promovendo um aprendizado colaborativo e eficaz.
Comentários
Postar um comentário