Sarau Literário
AUTORA
Professora Rozeli Cardoso Krol, quarto ano
Através do trabalho com o gênero textual: Poema, realizou-se na sala um Sarau de Poesia com o objetivo de incentivar as crianças a apreciarem poesias e estimular o prazer em ouvi-las e desenvolver o gosto pela leitura. Assim como também conhecer sobre a linguagem poética: ritmo, os sons, as rimas, os versos, as estrofes, as pausas, as imagens, a disposição gráfica.
- Primeiramente trabalhamos em sala de aula o gênero do poema reconhecendo suas características.
- Foram realizadas também leitura de poemas, conversas sobre eles, identificação de versos, estrofes, rimas e interpretações.
- Depois de leituras de poemas e reconhecimento de autores os alunos produziram seus próprios poemas com o tema: “Você troca”.
- No final do dia cada aluno recebeu um poema que levou para casa, para estuda-lo e apresenta-lo no dia do sarau.
- Na tarde do sarau os alunos fizeram a recitação dos poemas e depois a ilustração dos mesmos.
- Como finalização dos trabalhos realizamos a atividade “Liberte um poema”: Foi trazida uma gaiola com poemas dentro e os alunos libertavam um poema retirando-o de dentro da gaiola e fazendo a leitura. Esta atividade estendeu-se também para as outras turmas da escola, pois a gaiola ficou exposta e todos puderam libertar um poema e leva-lo para fazer a leitura.
Percebeu-se um grande envolvimento dos alunos durante a realização das atividades propostas e também grande empolgação. Foi notável o quanto apreciaram e se divertiram com os poemas lidos dos autores e também dos poemas criados por eles mesmos.
Professora Rozeli Cardoso Krol, quarto ano
Através do trabalho com o gênero textual: Poema, realizou-se na sala um Sarau de Poesia com o objetivo de incentivar as crianças a apreciarem poesias e estimular o prazer em ouvi-las e desenvolver o gosto pela leitura. Assim como também conhecer sobre a linguagem poética: ritmo, os sons, as rimas, os versos, as estrofes, as pausas, as imagens, a disposição gráfica.
- Primeiramente trabalhamos em sala de aula o gênero do poema reconhecendo suas características.
- Foram realizadas também leitura de poemas, conversas sobre eles, identificação de versos, estrofes, rimas e interpretações.
- Depois de leituras de poemas e reconhecimento de autores os alunos produziram seus próprios poemas com o tema: “Você troca”.
- No final do dia cada aluno recebeu um poema que levou para casa, para estuda-lo e apresenta-lo no dia do sarau.
- Na tarde do sarau os alunos fizeram a recitação dos poemas e depois a ilustração dos mesmos.
- Como finalização dos trabalhos realizamos a atividade “Liberte um poema”: Foi trazida uma gaiola com poemas dentro e os alunos libertavam um poema retirando-o de dentro da gaiola e fazendo a leitura. Esta atividade estendeu-se também para as outras turmas da escola, pois a gaiola ficou exposta e todos puderam libertar um poema e leva-lo para fazer a leitura.
Percebeu-se um grande envolvimento dos alunos durante a realização das atividades propostas e também grande empolgação. Foi notável o quanto apreciaram e se divertiram com os poemas lidos dos autores e também dos poemas criados por eles mesmos.
Comentários
Postar um comentário