Jornalistas por um dia: Aprendendo sobre a história de Rebouças através de entrevistas
AUTORA
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Durante uma série de atividades realizadas com os alunos do 5º ano A, da escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, eles tiveram a oportunidade de aprender de forma diferente sobre pessoas e acontecimentos por meio de entrevistas. Para iniciar, os alunos assistiram a uma videoaula do "Vamos Ler – Geração Digital", em homenagem ao dia do Jornalista, que explorou as características e desafios dessa profissão.
Após assistirem ao vídeo, houve uma discussão em sala de aula para apresentar e esclarecer o conceito de entrevista. Os alunos aprenderam sobre as características desse gênero textual, como a necessidade de formular boas perguntas e a importância de ouvir atentamente as respostas, além de compreenderem o objetivo de uma entrevista: obter informações detalhadas e relevantes sobre um determinado tema ou pessoa. Com isso, foi lançado o desafio de serem jornalistas por um dia, realizando entrevistas com seus familiares sobre o município de Rebouças, que celebrará 94 anos no dia 21 de setembro. A turma ficou empolgada com a oportunidade de experimentar o papel de repórteres e conhecer mais sobre a história de sua cidade através dessa experiência prática.
Com dedicação, os alunos realizaram as entrevistas e, por meio delas, puderam descobrir histórias fascinantes e detalhes sobre a trajetória do município. O resultado das entrevistas foi excelente, proporcionando um aprendizado profundo e significativo sobre a cidade.
Além disso, inspirados pelos relatos dos familiares, os estudantes produziram desenhos de alguns dos pontos mais conhecidos de Rebouças, alguns mencionados nas entrevistas, demonstrando um olhar sensível e artístico sobre o que aprenderam. Essa experiência foi enriquecedora e ofereceu uma nova maneira de os alunos se conectarem com a história local.
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Durante uma série de atividades realizadas com os alunos do 5º ano A, da escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, eles tiveram a oportunidade de aprender de forma diferente sobre pessoas e acontecimentos por meio de entrevistas. Para iniciar, os alunos assistiram a uma videoaula do "Vamos Ler – Geração Digital", em homenagem ao dia do Jornalista, que explorou as características e desafios dessa profissão.
Após assistirem ao vídeo, houve uma discussão em sala de aula para apresentar e esclarecer o conceito de entrevista. Os alunos aprenderam sobre as características desse gênero textual, como a necessidade de formular boas perguntas e a importância de ouvir atentamente as respostas, além de compreenderem o objetivo de uma entrevista: obter informações detalhadas e relevantes sobre um determinado tema ou pessoa. Com isso, foi lançado o desafio de serem jornalistas por um dia, realizando entrevistas com seus familiares sobre o município de Rebouças, que celebrará 94 anos no dia 21 de setembro. A turma ficou empolgada com a oportunidade de experimentar o papel de repórteres e conhecer mais sobre a história de sua cidade através dessa experiência prática.
Com dedicação, os alunos realizaram as entrevistas e, por meio delas, puderam descobrir histórias fascinantes e detalhes sobre a trajetória do município. O resultado das entrevistas foi excelente, proporcionando um aprendizado profundo e significativo sobre a cidade.
Além disso, inspirados pelos relatos dos familiares, os estudantes produziram desenhos de alguns dos pontos mais conhecidos de Rebouças, alguns mencionados nas entrevistas, demonstrando um olhar sensível e artístico sobre o que aprenderam. Essa experiência foi enriquecedora e ofereceu uma nova maneira de os alunos se conectarem com a história local.
Comentários
Postar um comentário