Produção de Jornal Escolar

AUTORA
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A

Durante a semana, desenvolvemos uma atividade com os alunos do 5º ano A, na qual eles analisaram exemplares do Jornal da Manhã. Inicialmente, lemos notícias do jornal e discutimos as principais características, como a diagramação, os gêneros textuais utilizados e a estrutura das reportagens.

Ao analisarmos juntos o Jornal da Manhã os alunos começaram a perceber como um jornal é estruturado. Eles observaram elementos como manchetes, subtítulos, corpo de texto, imagens e legendas. Discutimos também o propósito de cada seção do jornal e a importância da clareza na comunicação jornalística.

A partir dessa análise, os alunos se sentiram motivados a criar um jornal da escola. Eles foram responsáveis por escolher os temas de cada seção. A seção de notícias incluiu informações relevantes para a escola, como a chegada de brinquedos durante a semana da criança, tais como piscina de bolinhas, cama elástica, tobogã, touro mecânico entre outros. Eles também criaram uma seção de receitas, com pratos simples e que podiam ser feitos em casa.

Além disso, os alunos contribuíram com dicas de filmes, passatempos e curiosidades sobre o dia da criança. Os estudantes criaram também a seção de dicas de sustentabilidade que foi muito significativa, uma vez que as crianças já vinham trabalhando em temas como sustentabilidade em atividades anteriores. Isso fortaleceu o conceito de que ações simples podem ter grande impacto no ambiente.

Durante a criação do jornal, os alunos praticaram a escrita de diferentes gêneros textuais, como reportagens, receitas, artigos de opinião e curiosidades. A diagramação do jornal também foi trabalhada, estimulando a capacidade de organização e o senso estético dos alunos. O processo envolveu desde a criação de uma logo até a disposição das informações de maneira visualmente agradável.

No encerramento da atividade, os alunos gravaram vídeos com trechos do jornal que mais gostaram, o que fortaleceu suas habilidades orais e trouxe uma abordagem multimodal ao projeto. No geral, foi uma experiência muito enriquecedora, que permitiu aos alunos trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de leitura e escrita, além de se envolverem de maneira prática e divertida com a produção jornalística.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sarau Literário

Jogo das medidas: Enriquecendo o aprendizado no 5º ano

Turma mais leitora