Reciclagem e sustentabilidade no 5º Ano
AUTORA
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Em uma atividade interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa e Ciências, os alunos do 5º ano assistiram ao vídeo: "Vamos Ler e Brasilcap trazem curiosidades ambientais", parte do projeto Vamos Ler – Geração Digital. O vídeo, que explorava temas como a reciclagem, trouxe entrevistas dinâmicas com repórteres do Grupo aRede, que compartilharam curiosidades sobre o meio ambiente e as editorias nas quais atuam.
Após a exibição, realizamos um debate em sala, onde os alunos tiveram a oportunidade de refletir e compartilhar suas impressões sobre os pontos principais do vídeo. Discutimos a importância da reciclagem, do consumo consciente e do impacto dessas práticas para o meio ambiente. Essa conversa fomentou ainda mais o interesse dos alunos pelo tema.
Inspirados pela discussão, os alunos foram desafiados a construir brinquedos e jogos usando materiais que tinham em casa e materiais recicláveis. Como estavam estudando textos instrucionais em Língua Portuguesa, cada um deles gravou um vlog instrucional para descrever o processo de criação do brinquedo, explicando os materiais utilizados, a importância da reciclagem e cada etapa do processo.
A atividade foi enriquecedora e significativa. Os alunos puderam exercitar sua criatividade, aplicando o conteúdo de textos instrucionais e promovendo a conscientização ambiental. Depois de finalizar os brinquedos, em sala de aula, elaboramos juntos um roteiro de entrevistas, onde os alunos entrevistaram uns aos outros sobre a importância da reciclagem e mostraram os materiais que produziram. A experiência foi completa e proporcionou um aprendizado profundo e colaborativo sobre sustentabilidade e comunicação instrucional.
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A
Em uma atividade interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa e Ciências, os alunos do 5º ano assistiram ao vídeo: "Vamos Ler e Brasilcap trazem curiosidades ambientais", parte do projeto Vamos Ler – Geração Digital. O vídeo, que explorava temas como a reciclagem, trouxe entrevistas dinâmicas com repórteres do Grupo aRede, que compartilharam curiosidades sobre o meio ambiente e as editorias nas quais atuam.
Após a exibição, realizamos um debate em sala, onde os alunos tiveram a oportunidade de refletir e compartilhar suas impressões sobre os pontos principais do vídeo. Discutimos a importância da reciclagem, do consumo consciente e do impacto dessas práticas para o meio ambiente. Essa conversa fomentou ainda mais o interesse dos alunos pelo tema.
Inspirados pela discussão, os alunos foram desafiados a construir brinquedos e jogos usando materiais que tinham em casa e materiais recicláveis. Como estavam estudando textos instrucionais em Língua Portuguesa, cada um deles gravou um vlog instrucional para descrever o processo de criação do brinquedo, explicando os materiais utilizados, a importância da reciclagem e cada etapa do processo.
A atividade foi enriquecedora e significativa. Os alunos puderam exercitar sua criatividade, aplicando o conteúdo de textos instrucionais e promovendo a conscientização ambiental. Depois de finalizar os brinquedos, em sala de aula, elaboramos juntos um roteiro de entrevistas, onde os alunos entrevistaram uns aos outros sobre a importância da reciclagem e mostraram os materiais que produziram. A experiência foi completa e proporcionou um aprendizado profundo e colaborativo sobre sustentabilidade e comunicação instrucional.
Comentários
Postar um comentário