Compreendendo o autismo
AUTORA
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano
No dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, os alunos do 5º ano, realizaram atividades em que puderam compreender o autismo de uma maneira amigável e inclusiva, explorar os conceitos e características através de leituras, videoaulas, conversas e trabalho com o gênero textual folheto, para assim, promover a conscientização e compreensão sobre o tema.
Para iniciar os alunos foram divididos em duplas e fizeram alguns questionamentos aos colegas para sabermos qual o conhecimento prévio dos mesmos sobre o assunto. Depois desse diagnóstico, foi apresentado aos alunos as videoaulas do Portal A Rede, produção do Vamos Ler – Geração Digital, sobre: TDAH, TEA e TOD: para entender as características e diferenças desses importantes conceitos através da explicação da psicóloga e especialista Juleine Anton. Assistiram também a videoaula que traz detalhes sobre o Transtorno do Espectro Autista destacando os mitos e verdades acerca deste tema. Após, foi distribuído um folheto sobre o autismo e pedido para que as crianças fizessem a leitura das informações junto com a professora para que desta forma fossemos esclarecendo as dúvidas observadas no diagnóstico, enfatizando o que é autismo, os sinais e sintomas, e como podemos ajudar e compreender nossos colegas autistas.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é cercado por dúvidas e estereótipos, e muitas crianças não sabem como se relacionar com colegas autistas de forma respeitosa e empática, por isso realizamos uma atividade chamada de: Circuito da Inclusão – Autismo. Para a realização da atividade o aluno deveria jogar o dado, pegar uma carta correspondente ao número sorteado e ler em voz alta. Com a ajuda da professora foram feitas discussões breves sobre o tema da carta que abordavam categorias como: talentos das pessoas autistas, mitos e verdades, sensações e emoções para refletir sobre como uma pessoa autista pode sentir o mundo de forma diferente, desafios da inclusão, onde a turma propôs soluções para tornar a escola mais inclusiva e uma ação do dia para ser cumprida.
Para finalizar os alunos produziram os seus próprios folhetos informativos com pesquisa sobre o assunto, colagens e montagem do folheto.
Durante a realização das atividades houve grande participação e engajamento dos alunos, estes demostraram-se bastante receptivos, empáticos e interessados em saber mais sobre o assunto.
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano
No dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, os alunos do 5º ano, realizaram atividades em que puderam compreender o autismo de uma maneira amigável e inclusiva, explorar os conceitos e características através de leituras, videoaulas, conversas e trabalho com o gênero textual folheto, para assim, promover a conscientização e compreensão sobre o tema.
Para iniciar os alunos foram divididos em duplas e fizeram alguns questionamentos aos colegas para sabermos qual o conhecimento prévio dos mesmos sobre o assunto. Depois desse diagnóstico, foi apresentado aos alunos as videoaulas do Portal A Rede, produção do Vamos Ler – Geração Digital, sobre: TDAH, TEA e TOD: para entender as características e diferenças desses importantes conceitos através da explicação da psicóloga e especialista Juleine Anton. Assistiram também a videoaula que traz detalhes sobre o Transtorno do Espectro Autista destacando os mitos e verdades acerca deste tema. Após, foi distribuído um folheto sobre o autismo e pedido para que as crianças fizessem a leitura das informações junto com a professora para que desta forma fossemos esclarecendo as dúvidas observadas no diagnóstico, enfatizando o que é autismo, os sinais e sintomas, e como podemos ajudar e compreender nossos colegas autistas.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é cercado por dúvidas e estereótipos, e muitas crianças não sabem como se relacionar com colegas autistas de forma respeitosa e empática, por isso realizamos uma atividade chamada de: Circuito da Inclusão – Autismo. Para a realização da atividade o aluno deveria jogar o dado, pegar uma carta correspondente ao número sorteado e ler em voz alta. Com a ajuda da professora foram feitas discussões breves sobre o tema da carta que abordavam categorias como: talentos das pessoas autistas, mitos e verdades, sensações e emoções para refletir sobre como uma pessoa autista pode sentir o mundo de forma diferente, desafios da inclusão, onde a turma propôs soluções para tornar a escola mais inclusiva e uma ação do dia para ser cumprida.
Para finalizar os alunos produziram os seus próprios folhetos informativos com pesquisa sobre o assunto, colagens e montagem do folheto.
Durante a realização das atividades houve grande participação e engajamento dos alunos, estes demostraram-se bastante receptivos, empáticos e interessados em saber mais sobre o assunto.
Comentários
Postar um comentário