Trabalho infantil, seus impactos e a legislação brasileira.
AUTORA
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano
O trabalho infantil é uma realidade ainda presente em diversas regiões do Brasil e do mundo, afetando o desenvolvimento físico, emocional e educacional de milhares de crianças. Apesar de ser proibido por lei, muitas situações de exploração infantil ainda são vistas com naturalidade por parte da sociedade, inclusive por crianças, que muitas vezes não reconhecem seus próprios direitos sendo violados. Diante disso, é fundamental promover espaços de escuta, reflexão e formação cidadã desde os primeiros anos escolares.
Assim, iniciamos as atividades com a exposição pela professora sobre o que caracteriza o trabalho infantil, diferenciando atividades que contribuem para o desenvolvimento da criança daquelas que violam seus direitos. Para complementar foi apresentada a videoaula do Portal A Rede produção do Vamos Ler – Geração Digital sobre o Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática.
Depois de conversas sobre o assunto foi realizada a dinâmica "Certo ou Errado: Trabalho Infantil", onde cada aluno recebeu duas placas: uma com a palavra "Certo" e outra com a palavra "Errado". Organizados em círculo a medida em que um aluno sorteava uma carta e lia a situação em voz alta eles deveriam levantar a placa de acordo com o que acreditavam. Em seguida a resposta correta era revelada e desta forma promoveu-se pequenos debates incentivando a argumentação das escolhas e o ouvir diferentes opiniões.
Após, foram realizadas leituras dos textos: “O que é o trabalho infantil” e “Porque as crianças não devem trabalhar” com atividades de interpretação e conversas sobre o assunto. Depois foi realizado a montagem de um painel com confecção de flores e escrita dos direitos das crianças nas pétalas.
Posteriormente foram produzidos cartazes com perguntas e respostas para esclarecimentos sobre o Trabalho Infantil, com apresentação para os colegas e exposição na sala de aula.
Como forma de síntese sobre o tema foi realizado o preenchimento da árvore do trabalho infantil onde eles deveriam colocar nas raízes as causas do trabalho infantil, no tronco as formas de trabalho, nas folhas as consequências e nos frutos as soluções. Em seguida fizeram a apresentação para os colegas.
Para concluir os trabalhos foram produzidos textos narrativos, poemas e desenhos sobre o assunto.
Através desse trabalho buscou-se promover o conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes sobre o trabalho infantil, seus impactos e a legislação brasileira que o combate, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Professora Rozeli Cardoso Krol, quinto ano
O trabalho infantil é uma realidade ainda presente em diversas regiões do Brasil e do mundo, afetando o desenvolvimento físico, emocional e educacional de milhares de crianças. Apesar de ser proibido por lei, muitas situações de exploração infantil ainda são vistas com naturalidade por parte da sociedade, inclusive por crianças, que muitas vezes não reconhecem seus próprios direitos sendo violados. Diante disso, é fundamental promover espaços de escuta, reflexão e formação cidadã desde os primeiros anos escolares.
Assim, iniciamos as atividades com a exposição pela professora sobre o que caracteriza o trabalho infantil, diferenciando atividades que contribuem para o desenvolvimento da criança daquelas que violam seus direitos. Para complementar foi apresentada a videoaula do Portal A Rede produção do Vamos Ler – Geração Digital sobre o Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática.
Depois de conversas sobre o assunto foi realizada a dinâmica "Certo ou Errado: Trabalho Infantil", onde cada aluno recebeu duas placas: uma com a palavra "Certo" e outra com a palavra "Errado". Organizados em círculo a medida em que um aluno sorteava uma carta e lia a situação em voz alta eles deveriam levantar a placa de acordo com o que acreditavam. Em seguida a resposta correta era revelada e desta forma promoveu-se pequenos debates incentivando a argumentação das escolhas e o ouvir diferentes opiniões.
Após, foram realizadas leituras dos textos: “O que é o trabalho infantil” e “Porque as crianças não devem trabalhar” com atividades de interpretação e conversas sobre o assunto. Depois foi realizado a montagem de um painel com confecção de flores e escrita dos direitos das crianças nas pétalas.
Posteriormente foram produzidos cartazes com perguntas e respostas para esclarecimentos sobre o Trabalho Infantil, com apresentação para os colegas e exposição na sala de aula.
Como forma de síntese sobre o tema foi realizado o preenchimento da árvore do trabalho infantil onde eles deveriam colocar nas raízes as causas do trabalho infantil, no tronco as formas de trabalho, nas folhas as consequências e nos frutos as soluções. Em seguida fizeram a apresentação para os colegas.
Para concluir os trabalhos foram produzidos textos narrativos, poemas e desenhos sobre o assunto.
Através desse trabalho buscou-se promover o conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes sobre o trabalho infantil, seus impactos e a legislação brasileira que o combate, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente.
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