Bingo da Tabuada: Aprendendo matemática com diversão

AUTORA
Professora Marcia Scavinski, quinto ano A

Recentemente conduzi uma atividade com a turma do 5º ano A: o Bingo da Tabuada. Consciente da importância de tornar o aprendizado da matemática mais dinâmico e acessível, planejei essa atividade de modo a envolver os alunos de forma lúdica e educativa.

Para iniciar, os alunos foram organizados em um semicírculo, criando uma atmosfera de interação e colaboração. No centro, coloquei uma lata contendo pedaços de papel com diferentes operações de multiplicação. Cada aluno teve a chance de retirar uma multiplicação da lata.

Assim que uma multiplicação era retirada, os alunos consultavam seus cartões de bingo. Se encontrassem o resultado correto da operação na cartela, marcavam o espaço correspondente. Essa abordagem não apenas incentivou o cálculo mental, mas também promoveu a atenção e o envolvimento de todos os alunos.

Enquanto o jogo prosseguia, a empolgação aumentava à medida que os alunos torciam para que as operações sorteadas corressem com os números em seus cartões. A competição amigável entre eles gerou uma atmosfera de diversão e aprendizado mútuo.

Durante todo o jogo, observei os alunos desenvolverem suas habilidades de cálculo mental de forma significativa. Eles estavam aplicando os conceitos de tabuada de maneira prática e dinâmica, consolidando seu conhecimento de uma forma envolvente e eficaz.

Ao final da atividade, os alunos não apenas se divertiram, mas também adquiriram uma compreensão mais sólida das operações de multiplicação. Neste jogo, cada aluno foi o protagonista da sua própria aprendizagem, pois assumiram o papel ativo na resolução das multiplicações. O Bingo da Tabuada provou ser uma maneira criativa e eficaz de promover o aprendizado de matemática, destacando a importância do uso de jogos e abordagens dinâmicas no processo educacional.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turma mais leitora

Turma mais leitora

Soletrando